logo RCN

Casos de dengue em SC crescem 4%

Santa Catarina registrou recorde de casos de dengue em 2022 e neste ano a tendência se mantém: já houve crescimento de 4% no número de casos confirmados da doença se comparado ao mesmo período do ano anterior.  Diante disso, o governo estadual lançou uma campanha de prevenção e conscientização, uma vez que a dengue causou 90 mortes no Estado no ano passado.

Em 2023, Santa Catarina confirmou 339 casos de dengue e há outros 980 suspeitos sob análise.Os diagnósticos estão distribuídos em 20 municípios catarinenses, sendo que Palhoça, Florianópolis e Joinville são os que apresentam maior número de  confirmados.“Os dados nos mostram que já estamos no período de sazonalidade de transmissão da dengue, ou seja, período em que os casos confirmados começam a aumentar devido às condições climáticas favoráveis a reprodução do mosquito, com temperaturas altas e aumento de chuvas”, explicou Fábio Gaudenzi, superintendente de Vigilância em Saúde de SC.

Campanha de prevenção à dengue

Com objetivo de prevenir o agravamento do avanço da dengue em Santa Catarina, uma campanha de publicidade começou no último sábado (18)  nas redes sociais e emissoras de rádio e TV.O governador Jorginho Mello destacou que a dengue é um problema de saúde pública, sendo papel do Estado orientar a população.  “O cidadão catarinense precisa saber o que fazer em casa para ajudar a frear o avanço da dengue em Santa Catarina”, disse.A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto pontua que cada pessoa precisa fazer a sua parte para auxiliar no combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.“Cuidar das nossas casas, do nosso ambiente de trabalho e das estruturas públicas. A responsabilidade é de todos. Precisamos ficar atentos e eliminar os possíveis focos da doença, todo dia é dia de combate à dengue”, destacou.De acordo com o último levantamento da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), em 42 dias (entre 1º de janeiro a 11 de fevereiro), Santa Catarina teve 3.051 casos notificados de dengue. Do total, 339 foram confirmados e 980 permanecem como casos suspeitos. Os demais foram descartados.

Grande Florianópolis tem a maior incidência

De acordo com os dados da Dive, a maior incidência está na região da Grande Florianópolis, que concentra aproximadamente 81% dos casos autóctones de todo o estado (266).Entre os municípios catarinenses, Palhoça é o que apresenta o maior número de diagnósticos. Foram confirmados 182 casos na cidade.  Florianópolis (27) e São José (3) são outros municípios da região que já tiveram pacientes diagnosticados com dengue neste ano.


Imagem galeria
Serra de Corupá é interditada após deslizamentos Anterior

Serra de Corupá é interditada após deslizamentos

Prefeitura de Joinville tem nova oferta com 393 vagas para CEIs conveniados Próximo

Prefeitura de Joinville tem nova oferta com 393 vagas para CEIs conveniados

Deixe seu comentário